RESUMO DO GRANDE PRÊMIO BRASIL 2011

06/08/2011 21:29

Na sexta-feira (05/08/2011):

 I

Tenente Dodge, de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Palurape, abriu o meeting do Grande Prêmio Brasil 2011 quando venceu, com extrema facilidade, o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L), quarto páreo, em 1.200 metros, na pista de areia. Com a condução tranquila de Henderson Fernandes, o tordilho assinalou 1:12.60.

O fácil vencedor, que largou da baliza dois, tomou a ponta logo na partida, sendo atacado por Jobi, contudo antes da entrada da curva, abriu vantagem e em nenhum momento foi incomodado. Tenente Dodge venceu por vários corpos, deixando All Hopes na segunda posição. Lionanco finalizou na terceira colocação, euanquento que Nixon in China e Jobi completaram o marcador.

Filho de Dodge e Energicamente por Equalize, Tenente Dodge (foto), treinado na serra fluminense, pelo treinador Adriano Lobo. Esta foi a sua sétima vitória, em treze apresentações, sendo a segunda do calendário clássico.

 II

No sexta páreo, com enérgica condução de Bruno Reis, Ta Luv (Gilded Time e Great Keeneland por Silver Deputy), criação e propriedade do Haras das Estrelas, levantou o Clássico Breno Caldas – Taça Criação Gaúcha (L), 1.600 metros, areia macia. O pensionista Jorge Pinto cruzou o disco em 1min39s15.

Correndo sempre com muita calma por seu bridão, Ta Luv arrancou nos metros finais, deixando Kito Hope, que também atropelava, na segunda colocação. Dutch Harbor, que ponteou toda a prova até 50 finais, ficou com a terceira posição. Aye Lad e Zarco completaram o marcador.



Esta foi a sexta vitória de Ta Luv (foto), quarta clássica, em 10 saídas.

III 

No Clássico Delegações, que vinha sendo disputado as segundas, fechando o meeting, e esse ano, também abrilhantará o começo do festifal. O oitavo páreo da reunião foi vencido pela única fêmea da prova, Nozze di Figaro (First American e Italiana In Algeri, por Candy Stripes), criação e propriedade do Haras Tributo À Ópera, venceu com muita firmeza os 2.100 metros do Clássico Delegações Turfísticas (L). A alazã foi bem apresentada pelo treinador Eduardo Garcia e dirigida com precisão por Marcello Cardoso. 

No segundo posto, impondo forte atropelada, chegou Take The Money. Halekulani finalizou na terceira colocação, enauqnto o marcador foi completado por Leste Oeste e o Talk Show.


Nozze Di Figaro (foto) venceu a sua sétima carreira, entre Rio e São Paulo, sendo o terceiro clássico. A vencedora assinalou o tempo de 2m16s60 na raia de areia macia.

No sábado (06/08/2011):                                                                                                             

Pró Memória venceu o Grande Prêmio João Adhemar e Nelson de Almeida Prado (Grupo III), 1.600 metros, grama macia. A filha de Dubai Dust e Dear Rafaela, por Ramirito, criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Michelle e Priscilla, marcou 1:35.86 para o percurso.

Dalto Duarte foi seu piloto. A potranca acompanhou a ligeira Mlle.Blanche até a entrada da reta, e sem luta foi para a ponta, cruzando o disco final com boa vantagem sobre a argentina Sea The Star, a segunda colocada. Mlle.Blanche, Ultimate Heights e Utopie D’Amour completaram o marcador.


Pró Memória (foto) foi apresentada Júlio César Sampaio e obteve sua quarta vitória, segunda clássica, em oito apresentações. 

 II 

Union Lake venceu a Prova Especial Mensageiro Alado, 1.000 metros, grama macia. O filho de American Gipsy e Extra News, por Forty Niner, criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Amálgama, marcou 56:13 para o percurso.

Carlos Lavor foi seu piloto e ele cruzou o disco com pelo menos três corpos de vantagem sobre Um Foguete, o segundo colocado. Alforriado, Universal Fire e Our Thunder completaram o marcador.


Union Lake (foto) foi apresentado em pelo treinador Luiz Guilherme Feijó Ulloa. Foi a sua terceira vitória, em dez apresentações.

 III

First Look, criação e propriedade do Beverly Hills Stud, venceu em belíssima final a Prova Especial Oscar Pacheco Borges, em 1.400 metros, grama.

Dalto Duarte manteve a vencedora, que largou da baliza 5, no meio do pelotão até a entrada da reta, com É da Hora brigando na ponta. First Look foi conduzida junto aos paus e foi passando uma a uma das competidoras até cruzar o disco com mínima vantagem sobre Licca-Chan, agarrada  a Jerez na terceira posição. Jingle Sound e É da Hora completaram o placar.

 

Apresentada pelo treinador Venâncio Nahid, a potranca marcou 1:22.55. Esta foi a sétima vitória, primeira do calendário clássico, da filha de Redattore e Grevey (Ski Champ) em dezessete apresentações. 

IV

Na Prova Especial Tirolesa a vitória ficou com Venura Babya, do Stud Santa Rosa de Lima. Desde o pulo de partida, a carreira foi dominada por Mee, mas a defensora do Stud Lecca começou a diminuiur nos trezentos metros finais, várias competidoras se apresentaram, no entanto, com mais ação apareceu Ventura Baby, na excelente tocada do Dalto Duarte. Mima formou a dupla, enquanto que Avant Toujours, Mee e Ultra Choque completaram o placar.

 

Apresentada por Roberto Solanês, Ventura Baby (foto) é filha de Belo Colony e Massai MAra (Aksar), criada no Haras Santa Rita da Serra, aos 4 anos, a castanha obteve seu terceiro triunfo em apenas seis apresentações, cravando 02'01''94 para os 2000 metros da pista de grama macia.

V

Animal especializado no tiro curto, Barão da Cevada confirmou o acerto de sua equipe e venceu o Grande Prêmio Major Sucov (Grupo I), primeira carreira de grupo do meeting do GP BRasil 2011. 

Na partida Quasi Moda pulou na frente, sendo ultrapassada pelo paranaense Chevallier, Berlino de Tiger, Deseajdo Thunder e Barão da Cevada vinham depois, Quasi Moda voltou à frente e entou na reta final na liderança. Na altura dos duzentos metros finais, Desejado Thunder e Barão da Cevada, por fora, apareceram com excelente ação e dominaram a prova. Em melhor condição, o filho de Voando Baixo e Náglia (Hampstead) impôs a primeira derrota a "máquina" Desejado Thunder no quilômetro carioca. Nos metros finais, Berlino Tiger superou a Quasi Moda e terminou no terceiro posto. Ximburé completou o marcador.   


 

Preaparado no CT Bella Vista, pelo treinador Carlos Henrique Coutinho, Barão da Cevada (foto), 5 anos, conquistou sua oitava vitória em doze saídas, sendo essa a primeira na esfera clássica. O crioulo cravou 54'85 segundos para os 1000 metros, pista de grama e ficou a 53 centésimos do recorde da distância.


VI  

 

No "Brasil das Éguas", sob a condução segura e vibrante de Vagner Leal, Renânia sagrou-se campeã do Grande Prêmio Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (Grupo I), em 2000 metros na pista de grama macia. O tempo foi de 2:00.32.

Eakins moveu o train de carreira, com Renânia acionando em segundo, Victoria Beach em terceiro e Rubia Street em quarto. As demais seguiam agarradas, na primeira parte do percurso. Ao abordarem o tiro direto, Eakins resistiu até a altura dos 400 metros finais, quando Renânia tomou a ponta e foi para o disco, livrando dois corpos de vantagem sobre a favorita Hunka Hunka, que ficou sem passagem durante toda a reta. Grand I Ask, outra favorita, arrematou em terceiro, Time To Fly e Eakins completaram o marcador.

Renânia (foto) foi para raia com a apresentação de Wanildo Garcia Tosta, é uma 5 anos, filha de Redattore e Flor do Blitz (Minstrel Glory), criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Haras Tango. Sua campanha aponta para quatro triunfos - primeiro de Grupo I - em dezesseis apresentações. 

 

No domingo (07/08/2011)

 

I

 

Not To Tell You venceu o Grande Prêmio José Paulino Nogueira (Grupo III), em 1600 metros, grama macia. O filho de Baby Speedy e Letme Tell You (Mensageiro Alado), criação do Haras São José do Bom Retiro e propriedade do Stud Vale das Videiras do Rio, alcançou a marca de 1'33''37 para o percurso.

 

Conduzido pelo Marcello Cardoso, o potro cruzou o disco com boa diferença sobre Le Kinoplex, segundo colocado. Energia Davos, Vendel e Viento do Sul completaram o placar.

 

Not To Tell You (foto) foi apresentado pelo treinador Venâncio Nahid. O castanho obteve sua terceira vitória, primeira de grupo e segunda na esfera clássica, em cinco apresentações.

 

II

 

Plenty of Kicks, filho de Crimson Tide e Pleni Turbo (por Choctaw Ridge), na direção imposta pelo bridão Valdinei Gil, foi o vencedor da milha internacional, Grande Prêmio Presidente da República (Grupo I). Criação e propriedade do Stud São Francisco da Serra.

Durante boa parte do percurso, o castanho foi escoltado pelo Joe Diesel (Christine’s Outlaw) e Conclusivo (Néleo), conduzidos respectivamente por Ivaldo Santana e Tiago Josué Pereira. Completaram o marcador, Scottish Boy (Dodge) e Imperador Voltou (Roi Normand).

Plenty of Kicks completou os 1600 metros da prova, grama macia, em 1'33s'34.

III

Urcath (Know Heights e Cath, por New Colony), criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Yatasto, venceu o Grande Prêmio ABCPCC - Taça Stud Book Brasileiro - 5ª Etapa da Taça Quati, disputada em 3.000 metros e assinalou 3'04s''42 para a distância.

Urcath, correndo sempre na segunda posição acompanhado de perto por Decrire em quase todo o percurso. Na lidernça ia Yes Pedroca. O vencedor foi exigido na entrada da reta por Henderson Fernandes, seu jóquei, e ainda com Decrire no seu encalço, protagonizaram uma linda disputa até o disco, e livrando cabeça de vantagem sobre o pilotado de Valdinei Gil. Vulkani, Wonderful Faxina e Grapette Repete completaram o placar.

Apresentado por Dulcino Guignoni, Urcath (foto) conquistou a sua quinta vitória, primeira do calendário clássico, num total de nove apresentações.

IV

Muito bem apresentado pelo treinador Dulcino Guignoni, condução primorosa de Henderson Fernandes, Belo Acteon, um filho de Acteon Man em Back For Good, por Ghadeer, criação de Aluízio Merlin Ribeiro e defensor das cores do Stud H & R, venceu o Grande Prêmio Brasil (Grupo I) 2011.

Em segundo lugar terminou Too Friendly, um Signal Tap em Jour de France, por Tokatee, do Haras Santa Maria de Araras, sob a direção de Luiz Duarte. Em terceiro, também atropelando, chegou Jéca (Inexplicable e Volition, por Ghadeer), do Haras Rio Iguassu. Anakin (Dancer Man e In The Sand, por Atticus), criação Haras São José da Serra e propriedade do Stud Rio Dois Irmãos, foi o quarto e, completando o marcador, Aká Riguê (Nedawi e Hiper Clara por Roi Normand).


Belo Acteon (foto) completou os 2400 metros do percurso, grama macia, de ponta a ponta, não dando chance aos seus adversários, com o t
empo de 2' 26s21.

V

Idoneo (Miesque’s Son e Be Honest, por Rainbow Corner), criação do Haras São Quirino e propriedade do Stud São José dos Bastiões (adquirido em leilão de treinamento na semana do GP Brasil), venceu a Taça Cidade Maravilhosa (L). Contou com a direção de Luiz Duarte e foi bem apresentado pelo treinador Mario Gosik, radicao em São Paulo.

O vencedor foi mantido no pelotão da frente pelo seu piloto vigiando o ligeiro Fera do Nenem, ao entrarem pela reta final, protagonizaram linda chegada, levando pequena vantagem no disco. Completaram o marcador, pela ordem: Ray Sunshine. Nohar e Quadriball.

Em chegada emocionante, Idoneo (foto), 4 anos, conquistou sua quarta vitória, a primeira do calendário nobre, em quinze atuações. O tempo foi de 2'27''s88.

VI

Kóbiri, criação do Haras Santarem e propriedade da Coudelaria Barcelona, sob boa direção de Antonio Queiroz, venceu a Prova Especial Quick Chance, o vencedor marcou 1'34''s72 para os 1.600 metros na raia de grama macia.

O filho de Giant Gentleman e Chris Magic (Bright Again), percoreu a maior parte da distância no pelotão intermediário, sempre contido, para atropelar forte nos metros finais e cruzar o disco de chegada com meio corpo de vantagem sobre Talk Back. Davignon, Tell It To e Econash, nesta ordem, completaram o marcador.

Kóbiri (foto) foi muito bem apresentado pelo treinador S.Vasco e chegou a sua quarta vitória, a primeira do calendário clássico, em dez apresentações.

Na segunda-feira (08/09/2011)

Com bastante autoridade, Tiff, 3 anos, filho de Crimson Tide e La Magnifica (Southern Halo), criação do Haras Campestre e propriedade do Haras Arroio Butiá, venceu de ponta a ponta o Clássico Imprensa (L) - Centro Globo de Esportes, em 1.400 metros, na pista de areia, carreira central da programação noturna carioca.

 

Logo após a partida, Tiff largou na frente e tirou vários corpos no meio da curva, e assim foi até o disco. Nativo da Fronteira atropelou forte e ficou com segundo posto, enquanto que o favorito Famous Nick apenas completou a trifeta. Live Oak e Rocco Man arremataram na complemento do placar

 

Tiff conquistou sua segunda vitória, primeira clássica em seis apresentações,  e é treinado por Idelfonso Felipe Souza, e assinalou 1'25''s,98.

 II

O argentino Jelousy (Grand Slam e Velocity Queen, por Roy), de criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Michelle e Priscila, prevaleceu na Prova Especial Público Turfista - Taça Antônio Landim Meirelles Quintella, 1.300 metros, grama macia, assinalando 1'16''s03. 

O jóquei Dalto Duarte manteve seu pilotado sempre entre os primeiros colocados, seguindo de perto os líderes Mascarade e Tibetian. Na reta de chegada, os ligeiros esmoreceram e apareceu com grande ação, Jelousy, deixando Iso Inconteste, que tentava o bicampeonato da prova, na segunda colocação. No terceiro posto ficou Gorino, deixando Shark Boy e Penalti Desejado no complemento do placar.

Preparado na serra fluminense por Julio Cesar Samapaio, Jelousy (foto) chega à quinta vitória (segunda do calendário clássico).