FINAL DA TEMPORADA CARIOCA - 2010/2011

28/06/2011 18:48

 

Entre os jóqueis: Dalto Duarte conquista o bicampeonato

Mesmo em uma semana com poucas vitórias, apenas quatro, Dalto Duarte comemorou o bicampeonato da estatística de jóqueis do turfe carioca. Dalto encerrou o ano hípico com 307 vitórias, doze a mais do que o segundo colocado, Henderson Fernandes, que ganhou seis páreos esta semana. Fernandes terminou sua primeira temporada como jóquei, com 295 triunfos. A sensação ao final da temporada 2010/2011, sem dúvida alguma, foi o terceiro colocado, Vagner Borges. Pela décima primeira semana consecutiva o garoto foi o piloto com mais conquistas entre os jóqueis, no encerramento da temporada, Borges venceu treze páreos. O jovem somou 178 primeiros na estatística. Mesmo suspenso nas quatro reuniões iniciais da nova temporada, 2011/2012, o aprendiz, certamente, estará na “briga” pelas primeiras colocações.

Ilson Correa somou mais três pontos e com 131 vitórias encerrou o ano no quarto lugar.  Logo a seguir, Marco Mazini, o quinto colocado, com 110 vitórias, só ganhou um páreo na semana. Carlos Lavor terminou em sexto, com 101 triunfos. Antônio Francisco Matos, o “Toinho”, foi o sétimo da estatística, com 77, Valdinei Gil, o oitavo, com 73, Marcelo Almeida, o nono, com 72, e Marcelo Cardoso, o décimo, com 71.

Entre os treinadores: Venâncio Nahid é o campeão.

Venâncio Nahid encerrou a temporada com 151 vitórias e faturou a estatística de treinadores do turfe carioca. Foi uma disputa emocionante entre o campeão, com 151 triunfos, e o segundo colocado, Júlio César Sampaio, que fechou o ano hípico, com 147. Na última semana, Nahid entrou com vantagem de apenas dois pontos. Ganhou seis páreos, enquanto Sampaio conquistou quatro.

Dulcino Guignoni ganhou cinco provas na última semana do ano e terminou a estatística no terceiro posto, com 98 conquistas. Roberto Solanês foi o quarto colocado, com 87 pontos, enquanto, Cosme Morgado Neto, com 73 triunfos, encerrou a temporada no quinto posto. Manoel Renato Lopes, com 63, foi o sexto. José Bezerra da Silva, com boa média de aproveitamento nas inscrições, ficou em sétimo, com 58. Adelcio Menegolo fechou em oitavo, com 52. Darci Minetto, com 49, o nono, e Álvaro Castilho, com 47, fechou o ranking dos melhores colocados.

Entre os proprietários: Stud Alvarenga, absoluto.

O domínio absoluto foi do Stud Alvarenga, com esmagadora vantagem em somas ganhas (R$ 1.195.025,64) sobre os melhores colocados. Grande investidor nos principais leilões de potros do turfe brasileiro, Álvaro Novis, titular da importante coudelaria teve retorno positivo para o seu investimento. A campanha dos puros-sangues do Haras Regina, do Stud Correas, do Haras Santa Maria de Araras, Stud Palurape, Haras Anderson, Stud Amigos da Barra, ganhador da estatística por vitórias, Haras Doce Vale, Stud Lecca e Stud TNT, também merecem destaque.

 

Entre os criadores: Haras Santa Maria de Araras é o melhor.

Sem novidade, a estatística de criadores do turfe carioca não deu outra: O Haras Santa Maria de Araras mais uma vez conquistou o primeiro lugar. O campo de criação de Julio Bozano continua em excelente fase e obteve sucesso com os haras de Bagé, no Rio Grande do Sul, e em São José dos Pinhais, no Paraná.

O Haras Ponta Porã foi o segundo colocado na estatística de criadores com boa vantagem sobre o Haras Anderson, o terceiro colocado. O Haras São José e Expedictus, o Haras Campestre, o Stud TNT, o Haras São José da Serra, o Haras das Estrelas, a Fazenda Mondesir e o Haras Doce Vale completam a relação dos dez principais campos de criação no ranking da estatística carioca.