O FOTOGRÁFO: EADWEARD JAMES MUYBRIDGE

09/04/2012 17:24

 

Hoje, 09/04/2012, celebramos o aniversário de número 182 do nascimento de Eadweard James Muybridge (foto). O fotógrafo britânico, criador do "doodle" com base em sua inovadora técnica do século XIX imagens de cavalos de corrida.

O gráfico animado celebra Muybridge "O Cavalo em Movimento", um filme coleção estilo de "tiros", criado usando 24 câmeras que capturam os hábitos de funcionamento de cavalos de corrida de propriedade de Leland Stanford, um empresário californiano e criador de animais.

"O Cavalo em Movimento".

Stanford queria saber se cavalos a galope teve as quatro patas do chão, como já foi retratada por pintores, e engajados Muybridge na tentativa de descobrir.

Nascido em Kingston-upon-Thames, em 9 de abril de 1830, Muybridge mais tarde emigrou para os EUA e trabalhou no sector da edição antes de retornar para a Inglaterra por alguns anos. Enquanto se recuperava após um acidente de diligência que teve lugar em os EUA, ele se tornou profundamente interessado em fotografia.

Nos meados da década de 1860, ele começou a concentrar-se na paisagem e assuntos arquitetônicos, antes de produzir as fotografias de Yosemite National Park, que estabeleceram sua reputação.

Em 1872, o ex-governador da Califórnia Leland Stanford, homem de negócios e apreciador de corridas de cavalo, tomou uma posição popularmente debatida: afirmou que todos os quatro cascos de um cavalo deixavam a terra ao mesmo tempo durante o galope. Stanford tomou esse partido e decidiu provar cientificamente sua afirmação, procurando Muybridge e o empregando para resolver essa questão.

Para provar a afirmação de Stanford, Muybridge desenvolveu um esquema para a captação instantânea de imagens. Seu trabalho envolveu fórmulas químicas para o processamento fotográfico e um disparador elétrico criado por Juhn D, Isaacs. É importante colocar a colaboração de Muybridge e John D. Isaacs, que conseguiu realizar o projeto do disparador fora de cada câmera, há muito tempo imaginado por Muybridge.

Em 1874 Muybridge foi processado e absolvido do assassinato do amante de sua mulher, um crítico de teatro San Francisco Post.Muybridge advogado entrou com um pedido de insanidade, embora o júri realmente constatou que a morte foi um homicídio justificável sob "lei não escrita".

Em 1877, Muybridge resolveu a questão de Stanford com uma única foto do cavalo de corrida Occident (de propriedade de Stanford), "voando" em meio ao galope.

No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.

Essa série de fotos, tiradas onde hoje é a Universidade de Stanford, foram chamadas The Horse in Motion, e mostra e que todos os cascos ficam fora da terra - embora não com as patas completamente estendidas, como os ilustradores contemporâneos tenderam a imaginar, mas um pouco dobradas sob o cavalo, "puxando" as patas dianteiras e "empurrando" as traseiras.

O relacionamento entre Muybridge e Stanford teve ruptura em 1882, quando Stanford publicou 'The Horse in Motion as Shown by Instantaneous Photography', no qual omite fotografias reais de Muybridge, confiando nos desenhos e nas gravuras baseadas nas fotografias, além de dar escassos créditos a Muybridge pelo seu trabalho.

Esperando capitalizar em cima da atenção do público aos seus retratos, Muybridge inventou o Zoopraxiscópio, uma máquina similar ao Zootrópio, mas onde as imagens possuíam um movimento realístico. O sistema foi o precursor do desenvolvimento da película de filme e suas apresentações foram aclamadas pelas audiências do público e dos cientistas.

Na World's Columbian Exposition, no ano de 1893 Chicago, Muybridge deu uma série de leituras sobre locomoção animal no salão Zoopraxográfico, construído especialmente para essa finalidade. Usou seu zoopraxiscópio para mostrar seus retratos movimentados a um público pagante, que fez com que o salão fosse considerado o primeiro cinema comercial.

Eadweard Muybridge retornou a Inglaterra em 1894, publicou dois livros e faleceu em 8 de maio de 1904. Foi cremado e suas cinzas enterradas em Woking.  

www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=A22_rzrBfKY